Indústria 4.0Smart Cities
Deixe um comentárioDeixe um comentário
O que é IoT?

A Internet das Coisas (em inglês Internet of Things, ou IoT) é um conceito que se refere aos dispositivos conectados entre si e pela internet.

Há um forte movimento de transformação digital que está mudando drasticamente a forma como as empresas aumentam eficiência e precisão de seus processos, assim como os consumidores que conseguem interagir com seus carros, casas e eletrodomésticos.

 

Por que a Internet das coisas é tão importante para a indústria?

Nos últimos tempos, a internet das coisas tem trazido um novo olhar para o setor industrial com sensores, softwares e análise de dados para aprimorar as máquinas, processos e, especialmente, a segurança.
Com uma precisão maior do que a humana, as máquinas são capazes de usar os dados para prever uma possível manutenção ou para apontar algum problema potencial, o que evita, em muitos casos, a interferência humana e uma parada não planejada.

 

Confira alguns setores que podem se beneficiar da IoT:

Setores públicos

A infraestrutura pública ficará mais sustentável com a IoT.  Alguns países já investem em Smart Cities (Cidades Inteligentes), que são cidades que utilizam a Internet das Coisas para controle das informações do município e desenvolvimento urbano.

 

Assistência Médica

Existe um mundo de possibilidades na medicina: quando conectado à internet, dispositivos médicos comuns podem coletar dados, dar uma visão sobre sintomas e tendências, possibilitar o atendimento remoto e geralmente dar aos pacientes mais controle sobre suas vidas e tratamento.

 

Varejo

Supermercados podem utilizar a tecnologia IoT para monitorar sua cadeia de suprimentos e reduzir custos operacionais, além de melhorar a experiência do cliente. Prateleiras inteligentes, por exemplos, podem estar equipadas com sensores de peso para coletar dados e enviar para a plataforma IoT , de forma que um inventário seja feito e avise aos gestores a necessidade de reposição do produto na gôndola ou no estoque.

 

Automotivo

O setor automotivo pode contar com vantagens significativas no campo do IoT. Além dos benefícios para linhas de produção, os sensores podem fazer uma análise preditiva do equipamento e, por meio da plataforma de IoT, avisar uma iminente falha do equipamento que possa evitar uma manutenção não programada.
Na produção de carros, sensores podem ser capazes alertar o motorista sobre a necessidade de manutenção de peças, possibilidade de colisão ou até mesmo se o motorista está sofrendo algum problema de saúde que afete a condução do veículo.

 

Logística

O setor de transporte representa o segundo maior mercado a partir de uma perspectiva de gastos em Internet das coisas. As empresas buscam expandir a cadeia com sistemas avançados de comunicação e monitoramento.
Os principais usos no transporte são segurança de TI, sistemas de comunicação, sistemas de monitoramento da cadeia de suprimentos e rastreamento de veículos.

Sobre a DoroTech
A DoroTech é uma design house especializada em desenvolver projetos de IoT desde o início até a entrega do projeto, auxiliando seus clientes a definir o modelo de negócios e selecionar as tecnologias mais adequadas às necessidades em cada situação.