Agronegócio
Deixe um comentárioDeixe um comentário

A Internet das Coisas (IoT) tem como objetivo permitir uma melhor relação entre o mundo físico (as coisas), o mundo biológico (nós) e o mundo digital (a computação).

Justamente por essa definição, um projeto de IoT lida, necessariamente, com diferentes atores: tecnologias, pessoas e contextos (que são os cenários onde a tecnologia pode ser aplicada para resolver um problema).

Nesse breve artigo será explicitado uma arquitetura-base de uma plataforma IoT – ou seja, o que é necessário existir para que uma solução tecnológica seja considerada pertencente ao mundo da Indústria 4.0 e da conectividade.

A complexidade de uma solução IoT não está na tecnologia em si, mas sim nas inúmeras possibilidades que ela trás consigo.

 

Construir uma solução de IoT envolve a escolha cuidadosa de quais tecnologias utilizar, assim como será a forma que ela será utilizada pelas pessoas, tanto no momento da captação dos dados, como na forma com que serão interpretados.

Quando pensamos em uma arquitetura para um projeto de Internet das Coisas é preciso ter em mente que existirão três camadas principais: Hardware, Middleware e Aplicação.

A imagem abaixo ilustra de forma sucinta esse conceito:

Concepção de Arquitetura de Três Camadas – Fonte: Tudo Sobre IoT

 

De forma bem simplista, podemos dizer que um projeto de IoT tem como premissa a coleta de dados por meio de um dispositivo físico, que é processado e transmitido através de uma camada de comunicação (chamada de middleware) e transformada em informação útil e relevante ao usuário final por meio de uma aplicação de software.

A grande “sacada”, por assim dizer, da Internet das Coisas está na conectividade. É a forma como os dispositivos físicos (hardware) são conectados e integrados à uma inteligência de negócio (software).

Colocar dispositivos conectados à uma rede de comunicação se torna, então, um grande desafio. Seja pela quantidade de dados gerados, pela velocidade com que os mesmos são transmitidos ou por questões de segurança exigidos.

Surgem, portanto, as chamadas “Plataformas de IoT” (IoT Workstation). Podemos detalhar uma Plataforma de IoT de acordo com a imagem abaixo:

Conceito de uma Plataforma de IoT

 

Como pode-se notar, há a presença dos seguintes elementos:

    • Nós Finais: sensores de captação de dados do ambiente como, por exemplo: temperatura, umidade, presença ou ausência, altura, peso, tamanho, pressão, velocidade, entre outros. Esses sensores podem estar acoplados a um equipamento de hardware ou não.
    • Concentrador/Gateway: é responsável pela intermediação da comunicação com os sensores. Pode ser um equipamento de hardware ou um dispositivo celular – o objetivo é possibilitar a comunicação dos dados coletados (e às vezes um processamento prévio – chamado de Edge Computing) para a próxima camada da arquitetura.
    • Servidor de Rede: responsável pela recepção dos dados coletados com o Gateway. Pode estar presente fisicamente no ambiente ou em nuvem (Cloud Computing). Armazena os dados recebidos em estruturas de banco de dados relacionais ou não-relacionais (NoSQL).
    • Servidor de Aplicação: camada de software responsável pela interface com o usuário final. Pode ser um Sistema Web ou um Aplicativo de Celular (por meio de uma API), onde os dados são apresentados de forma temporal e organizada de acordo com a natureza da aplicação.

 

Encontrar a melhor plataforma de IoT para cada cenário é um desafio complexo, conforme relatado nesse artigo do José Pineli no site “Tudo sobre IoT”.  Com uma ajuda especializada, é possível desenhar uma arquitetura robusta, escalável e segura.

Na DoroTech temos como premissa sempre buscar a melhor solução para nossos clientes, de acordo com cada ponto da plataforma de IoT.

Em alguns momentos, nossa missão será desenvolver os nós de captação de dados por meio de um hardware ou sensor. Em outros casos, construímos a inteligência de análise de dados por meio de um painel Dashboard ou aplicativo de celular.

Nós te ajudamos a lidar com a complexidade da tecnologia da informação para que você possa focar energia onde é o mais importante: no seu negócio e na transformação que ele traz ao mundo.

Para conversar a respeito da sua necessidade, entre em contato conosco pelo formulário de atendimento.