Rede Mesh em Linha de Transmissão

Energia Telecom

Rede Mesh em Linha de Transmissão

Projeto de Rede de Monitoramento para linhas de Transmissão de Energia em parceria com a TBE (Transmissoras Brasileiras de Energia) e financiado pela Aneel (Agencia Nacional de Energia Elétrica).

O projeto Remote foi iniciado em 2007 com o objetivo principal demonstrar a viabilidade de uma rede de comunicação faixa larga sem fio do tipo “mesh” para supervisão e comunicação ao longo de linhas de transmissão de energia localizadas em áreas carentes de infraestrutura de comunicação.

O projeto já resultou na criação de um Kit Mesh com Alimentação Solar de baixo custo e de um Módulo de Monitoramento, capaz de medir e transportar diversos dados sensoriais, como temperatura e luminosidade, além de dados de monitoramento do sistema de alimentação solar, como estado das baterias, tensão e corrente geradas pelo painel.

Estes dados são gerenciados pela Plataforma Integrada de Gerência para Redes em Malha sem Fio (MESHADMIN), que unifica as informações coletadas através dos roteadores em uma única base de dados e possibilitando a visualização das mesmas através de uma única interface.

Roteador do Kit Mesh

 

A primeira fase do projeto REMOTE, durante o período de 2007 até 2009, envolveu a construção de um kit mesh sem fio de baixo custo, a otimização de mecanismos e parâmetros de roteamentopara o cenário ao longo das linhas de transmissão de energia e a especificação de um módulo de alimentação dos roteadores baseado em energia solar.

Em parceria com a empresa ECIL Energia, foi fabricado o Roteador e o Controlador de Carga da bateria do Kit Mesh.

A segunda fase, de 2009 à 2001, tratou do aperfeiçoamento de disversos aspectos da rede em malha, além de adicionar outras funcionalidades ao Módulo de Sensoriamento e desenvolver um protótipo de um controlador de carga com recursos importantes como sensoriamento, atuação remota, modos de operação programáveis e possibilidade de utilizar duas cargas de forma independentes.

Na terceira fase do projeto, de 2013 até 2015, em parceria com a empresa ECIL Energia, foram fabricadas as versões finais para o Roteador (W-LAN) e o Controlador de Carga (CCM) do Kit Mesh.

Controlador de Carga da Bateria do Kit Mesh

 

Uma rede experimental com quarenta nós e dois gateways foi instalada na Linha de Transmissão que tem extensão superior a quarenta quilômetros e interconecta a Usina Hidrelétrica de Machadinho e a Subestação de Campos Novos (nos estados de Rio Grande do Sul e Santa Catarina). A rede foi instalada em julho de 2009 e se encontra na fase de ajustes finais.

Instalação dos Kit Mesh na Linha de Transmissão

 

Link da Publicação original do projeto e artigos gerados pelo projeto REMOTE.

Open chat
Vamos conversar sobre seu projeto?